12 agosto, 2007

Chega de Bagunça !!!

Organize suas roupas
Um closet bagunçado, com peças amarfanhadas, não estimula ninguém a se vestir bem. Dedique tempo para dobrar, pendurar e selecionar o lugar certo para cada item. Depois de pronto, seu armário pode ficar aberto - até para visitação.



- Antes de começar a arrumar o closet, observe minuciosamente tudo o que você tem e veja se algo nunca será realmente usado. Separe em uma sacola o que pode ser doado, em outra o que precisa ser consertado e numa terceira o que só pode ter o lixo como destino. Esse é um momento precioso para exercer o desapego. Não tenha pena. Cada peça que sai abre espaço para uma nova.

- Contra vinco e cheiro de pó não tem exposição ao sol nem reza brava que dêem jeito. Lavar a roupa é a única solução.

- Uma boa maneira de dispor as roupas é pela cor. Assim você não perde tempo procurando determinado item imerso num mar de tecidos.

- Há quem prefira separar as peças do dia-a-dia das vestidas em ocasiões especiais. Não há regras. O importante é você encontrar o que precisa com rapidez.

- Ao pendurar as roupas, procure deixar entre os cabides o espaço mínimo de um dedo - você não corre o risco de tirar uma peça amassada.

- Coloque uma mala dentro da outra para aproveitar melhor os espaços. Pode-se pôr dentro dela ainda cobertores e travesseiros extras pouco usados.

- Protetores de roupas devem ser, preferencialmente, feitos de algodão. Assim a peça respira, amenizando as chances de mofo. Outra opção, com preços convidativos, é o TNT (conhecido como tecido-não-tecido), vendido em diversos formatos em lojas de embalagem. Fronhas sem uso dão ótimos protetores.

- Roupa úmida guardada fica com cheiro ruim e atrai mofo. Certifique-se de que ela está bem seca antes de levá-la ao armário.

- A altura ideal do varão superior é determinada pela altura do morador. O que a sua mão alcançar é certo para você.

- Malhas, moletons e camisas pólo são dobradas e guardadas em prateleiras.

- Meias enroladas em forma de bola tendem a danificar o elástico. Procure dobrá-las ao meio e unir as pontas.

- O inverno acabou e você quer guardar suas roupas de lã? Perfeito. Só não se esqueça de lavá-las primeiro. Mesmo que elas conservem o cheirinho bom do seu perfume, quando você for resgatá-las no inverno seguinte, só o suor terá sobrado.

- Empilhar as blusas se torna um perigo se cada uma ficar com um tamanho diferente. Para conseguir torres perfeitas, estique a blusa e coloque sua mão aberta no centro dela. Dobre um lado sobre a mão e repita com o outro lado. Depois, dobre ao meio. Cada uma terá exatamente um palmo. Se elas ficarem em prateleiras, empilhe por cor. Dentro de gavetas, dobre-as mais uma vez, no sentido do comprimento, para guardá-las em pé. Pulôveres pedem uma pilha à parte.

- Meias e lingeries não se misturam. As peças com rendas, por exemplo, podem danificar tecidos mais finos.

- As alças laterais que vêm em algumas saias só são úteis na loja. No seu armário, só servirão para formar uma barriga na peça. Não tenha pena: corte-as.

- Não limpe o armário com lustra-móveis por dentro. A gordura vai decolar e migrar para as suas roupas na primeira alteração de temperatura. Passe um pano úmido seguido de outro, seco.

- Gavetas não precisam de forro. Se fizer questão dele, use um de matelassê na de lingerie.

- Destine a primeira gaveta para lingerie. A seguir, estabeleça como critério a freqüência de uso. As últimas podem guardar roupas de festa, por exemplo.

- Trate bem suas roupas de couro para que elas tenham vida longa. Umedeça a parte macia de uma esponja e pingue três ou quatro gotas de óleo de amêndoas. Passe em seguida um tecido tipo fralda e deixe secar antes de guardá-la. Caso a peça apresente alguma crosta, use a parte mais abrasiva da esponja.

- Couro se guarda esticado, nunca dobrado.

A matéria foi publicada no especial Como Guardar e Organizar Tudo na Casa, da revista Casa Claudia.

Nenhum comentário: