16 maio, 2008

O que eu penso é o que sou

Eu sou um ser humano, nasci católico e não me orgulho por isso. Disse que nasci, não sou mais. Apesar de respeitar a religião, aliás, todas as religiões. Eu já escrevi uma vez sobre isso, mas vou lembrar novamente que, a religião é a maior arma para unir e separar o homem. Unir, porque forma um núcleo de idéias e doutrinas em uma população. Separar, porque afasta seus integrantes dos dogmas de outras comunidades. Isso é péssimo ! E isso ocorre em todas as religiões. O próprio Lutero, descontente com o catolicismo, criou o protestantismo. Que virou uma miscelânia de abusos e ganâncias pelo poder. Talvez a intenção de Lutero era a melhor das possíveis, assim como os precursores do comunismo. Mas, apenas, e tão somente, os líderes seguintes não souberam manter a essência das causas. Hoje, temos um comunismo falido, sustentado por mãos de ferro e temos o cristianismo, dividido entre uma igreja que ainda pensa que detém o poder, e as doutrinas evangélicas, milhares que se multiplicarm mais que praga. E é fácil virar evangélico, quer ver ? Quer se livrar de um passado torto e corrupto?, vire evangélico. Quer apagar um passado sexual degradante?, vire evangélico. Quer fazer esquecer um crime sórdido, cometido por vc? Vire evangélico. Não vou e nem preciso citar nomes, mas a religião evangélica chegou na hora certa para algumas pessoas. E o pior, é o mesmo Deus, Jesus ! Eu não entendo porque tanta divergência religiosa. Eu, não vejo Jesus, nem Buda, como Deuses. Os vejo como espíritos de luz que vieram no momento certo, modificar os acontecimentos da história. Eu frequentei o Budismo por alguns meses. Considero como uma filosofia de vida. Conheci muitas pessoas legais. Porém, também existe a separação, por seitas. Aquela velha história de alguém não concordar com alguma coisa. Então resolve criar seu próprio templo, com novas regras e costumes. Assim, o homem parece um marionete. Mas, eu não estou querendo que sigam as minhas regras, nem tenho regras, risos. Penso que cada um, sabe o que faz. Resolvi escrever, porque estou preocupado com o futuro da civilização. As pessoas estão se destruindo moralmente por um pedaço de amor-próprio. Não leio a bíblia, porque foi escrita por homens, como eu, mas que usaram o nome de Jesus para se beneficiarem ou beneficiar uma época. A religião é muito importante para o homem se encontrar. Eu sou religioso, mas não sou imbecil. Não quero que ninguém me diga o que fazer, principalmente com meu dinheiro. Dízimo, no meu entendimento é a parte que cada um, deve se dedicar a ajudar a quem precisar. Se algum evangélico estiver lendo este texto, eu faço um pedido; Não aceite o que seu líder religioso fala. Procure ler e se informar. Questione as pregações. E para aqueles que são da IURD, tentem descobrir quem são as pessoas que dão seus testemunhos, sempre dizendo que antes não tinham nada e agora têm muito. Geralmente, 2 carros, 2 casas... Procurem conhecer essas pessoas, certifiquem que de fato, elas conseguiram as graças. Basta analisarem os impérios que se formam, nas igrejas evangélicas. Os bispos e pastores poderiam dar seus testemunhos de como ganharam milhares e milhares de dinheiro... (seriam testemunhos verdadeiros, risos). As seitas religiosas ou os líderes religiosos são meticulosos e ardilosos. Vão direto ao ponto fraco do homem, seu egocentrismo. Geralmente, pessoas fracas e sem auto-estima. Pessoas que nem sabem sequer, o que é discernimento. E isso não é brincadeira, é sério !
Outro dia, meu filho me perguntou qual era a minha religião? Eu disse a ele que a religião está dentro de cada um. Ela não está em um templo e não se pode comprar uma. A religião é a própria essência da vida. Meditar, é praticar a religiosidade. Fazer o bem, é exercer tal energia. Falando assim, estou parecendo um monje... risos, mas é assim que me sinto. Eu costumo ler uma oração do espírito Emmanuel, em que uma parte diz assim: "Se te enganaste em algum trecho do caminho, reajusta a própria visão e procura o rumo certo" Então, quando sinto que errei, tento consertar. Eu não quero comprar briga com outra religião. Não estou defendendo nenhuma, nem mesmo falei a minha. Alguns pensam que sou espírita, outros, que sou umbandista. Minha religião não importa ! O que importa é o amor e o respeito que eu sinto pelas pessoas.
Jorge Brunazi

Um comentário:

Patrícia Muniz disse...

Gosto muito de uma frase, do filme Stigmata: "O reino de Deus está dentro de você e ao seu redor, não em prédios de madeira e pedra. Corte um pedaço de madeira e lá estarei, levante uma pedra e me encontrarás."

Quando tiver um filho, quero fazer o que voce fez. Mostra-lo que pouca importam os protocolos, as construcoes imponentes, ou a populariade de uma religiao. Nao há edeficacao mais bela que uma pessoa de coracao puro e alma nobre, e isso ocorre de dentro pra fora, e nao o contrário.