24 dezembro, 2009

Breve história do Peru de natal no Brasil




Importado nos anos 60, temperado a partir de 1974, equipado com termômetro a partir dos anos 80 e em versão light na década seguinte, o peru Sadia ajuda a contar a história de alguns hábitos de consumo brasileiros. Ele chega ao Natal deste ano produzido em escala industrial. A ave que irá repousar na sua mesa começou a ser preparada em setembro de 2007, quando a empresa iniciou a criação dos ovos. Cerca de 56 dias depois de romperem as cascas, quando pesavam cerca de 4 kg, os perus foram abatidos. E já estão no mercado desde a segunda quinzena de outubro.

1944 - O empresário Attilio Fontana funda uma firma de produção de trigo e frigorífico em Concórdia (SC). Chamava-se “S.A. Indústria e Comércio Concórdia”. Virou Sadia a partir da junção das iniciais SA (Sociedade Anônima) às três últimas letras de Concórdia

1952 - “Pelo ar, para seu lar”. Este era o slogan da empresa, que buscava se firmar no mercado consumidor do Sudeste. Arrendou um avião da Panair para o transporte de perecíveis a São Paulo e Rio de Janeiro. Eram tempos em que os caminhões frigoríficos ainda não existiam, e as estradas eram incipientes (a rodovia Régis Bittencourt, por exemplo, seria inaugurada apenas em 1961)

1953 - A Sadia inaugura uma planta industrial em São Paulo, o Moinho da Lapa, primeira unidade fora de Concórdia

1964 - Passam a ser produzidos em São Paulo alimentos como salsichas, almôndegas, quibes e hambúrguer. A empresa já abatia o peru de carne escura. Attilio Fontana foi ao Rio e conheceu o de carne clara, conhecido como peru branco

1968 - A grande procura pelo peru branco faz Attilio importar da Califórnia um lote com 1.500 aves

1971 - Surge a mascote da Sadia, o franguinho sempre apressado que usa óculos e capacete de motoqueiro. A empresa investe na publicidade de produtos semiprontos congelados e um dos mais famosos é o frango defumado, que já vinha temperado

1973 - O primeiro lote de peru branco é abatido na fábrica de Chapecó. A ave inteira passa a ser vendida em embalagens transparentes

1974 - Para facilitar a vida da dona de casa, a Sadia lança a versão temperada do peru

1980 - Aparece o termômetro. A empresa importa a tecnologia dos EUA, para atender consumidores que não sabiam o ponto ideal. O termômetro possui uma liga metálica sensível ao calor, que libera uma mola quando atinge a temperatura ideal

1990 - A linha Califórnia é lançada, uma tentativa da empresa para ampliar o consumo de aves e incentivar a oferta de derivados de carne de peru

1997 - Surge a Sadia Light, linha que promete baixo teor de calorias e gorduras. Existe até hoje e oferece presunto, blanquet de peru, peito, salsicha e hambúrguer

2007 - O mascote do franguinho é totalmente remodelado, ganhando o aspecto atual, em 3D

2009 - A Sadia é comprada pela Perdigão por R$ 1,45 bilhão. A fusão deu origem à gigante Brasil Foods (BRF). A associação definitiva ainda depende de aprovação do Cade, órgão de defesa da livre concorrência.


Fonte: http://colunas.galileu.globo.com/blogdagalileu/2009/12/24/breve-historia-do-peru-de-natal-no-brasil/

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