29 novembro, 2007

Cuidado com o excesso de álcool

Álcool

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, publicação produzida pelo Ministério da Saúde, o álcool retira do corpo vitaminas do complexo B e C. Por isso, ele pode causar doenças como beribéri, caracterizada por fraqueza muscular e dificuldade respiratória e capaz de afetar o funcionamento do coração. O consumo regular de bebidas alcoólicas também se relaciona a problemas de saúde como desnutrição, doenças hepáticas, gastrointestinais, cardiovasculares, respiratórias, neurológicas e do sistema reprodutivo, além de induzir ao esquecimento. Segundo Dillian Goulart, assessora técnica da Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, as pessoas devem sempre adotar uma postura de moderação em relação ao consumo de álcool.
"As bebidas alcoólicas contêm pouco ou nenhum nutriente e seu uso regular tende a causar problemas à saúde e danos sociais aos consumidores", alerta.
Quem exagera na dose pode ainda aumentar as chances de desenvolver câncer de boca, garganta, esôfago, cólon e fígado, este último, resultado da cirrose hepática. Estes riscos crescem quando associados a outros hábitos não-saudáveis, como o tabagismo e a vida sedentária.

Fonte: ABN

Nenhum comentário: