02 dezembro, 2007

Investindo no futuro

Investindo no futuro

por Ana Elisa Arnold

colaboradora


Não é de hoje que tem se falado muito sobre o aumento da expectativa de vida. Segundo dados do IBGE, até 2050 teremos 12,33% de população sexagenária, ou seja, um quinto da população. Com isso, torna-se fundamental que se comece a dar a devida atenção para o presente. Isso significa tomar atitudes para “atrasar o seu relógio biológico”, pois as escolhas e hábitos que cultivamos agora serão determinantes para a melhor qualidade de vida no futuro. Sendo assim, que tal começar a se avaliar desde já?


Sobre isso, não há a menor dúvida. Diversos especialistas enfatizam a questão, alertando sobre os hábitos e estilo de vida que adotamos. Se você chegou aos 40 anos com um histórico de vida sedentária, sem controlar as taxas de colesterol, consumindo gorduras e açúcares e, para piorar, fumando, seu relógio biológico provavelmente indicará que você está muito acima dos 40. Mas, não se assuste! Nem tudo está perdido. Estudos e pesquisas já mostraram que é possível “atrasar o seu relógio biológico”. É só começar a tomar as atitudes corretas desde já, para conseguir o resultado em longo prazo.


A primeira medida, de acordo com a Sociedade Brasileira Antienvelhecimento (SOBRAE), é fazer os exames indicados pelo médico para, em seguida, iniciar as mudanças de hábito. Uma delas é deixar o tabagismo de uma vez por todas. Ele provoca vasoconstrição, formação de placas de gordura, aumento da freqüência cardíaca e da pressão arterial. A boa notícia é que os danos causados ao sistema cardiovascular são reversíveis. Segundo o estudo da American Heart Association, quem abandona o cigarro entre 35 e 39 anos, aumenta a expectativa de vida em cinco anos. No entanto, o mesmo não ocorre com o sistema respiratório. Quanto à bebida alcoólica, se tomada em excesso, causa lesões ao fígado e ao cérebro. Tome cuidado!


Outra medida positiva, de acordo com a SOBRAE, é alimentar-se de maneira equilibrada. Passe a consultar um nutrologista, pois os cuidados com a alimentação são fundamentais. Invista na redução calórica. Estudos recentes comprovaram que o magro vive mais. Mas isso não quer dizer que você deve viver em meio a essas paranóias de emagrecimento, pois assim também não é nada saudável. Os exercícios também não ficam de fora da lista. A indicação é deixar a preguiça de lado e mexer-se, pois o sedentarismo está na lista negra de quem deseja envelhecer com saúde.



A prática de exercícios aeróbicos melhora a pressão arterial e reduz o risco de diabetes. A musculação pode reverter alguns danos causados pela idade em pessoas com mais de 50 anos.



Mas, acima de tudo, procure uma atividade que lhe dê prazer. Pesquisas e especialistas mundo afora já aconselham que manter sempre o bom-humor e deixar o estresse bem longe é fundamental para a saúde. Do contrário, o organismo fica frágil, trornando-se em um terreno fértil para o desenvolvimento de doenças e, até mesmo, o câncer.



Uma outra dica é dormir bem.



Os orientais já enfatizam a importância de uma boa qualidade de sono e, principalmente, a influencia da alimentação no sono.

Nenhum comentário: