Consumo de drogas no Brasil aumentou 160%
De acordo com dados apresentados pela ONU (Organização das Nações Unidas), a mais consumida no país é a maconha, com cerca de 3 milhões de usuários
Da Redação
Os dados divulgados pelo Relatório Mundial sobre Drogas 2008, emitido pela ONU (Organização das Nações Unidas), o Brasil é o país da América Latina com maior crescimento no consumo de maconha: cerca de 3 milhões de usuários fumam a Cannabis Sativa.
Para a médica hebeatra Mônica Mulatinho, da Cia do Adolescente & Família, esse número é um importante alerta para uma sociedade que, por vezes, incorre na banalização da droga. “Há uma infinidade de desdobramentos psicossociais com o uso contínuo”, enfatiza.
A especialista em drogadição ainda acrescenta que a maconha não é um entorpecente leve. “Ela desconecta o indivíduo da realidade e amplifica os riscos para câncer no pulmão, doenças cardiovasculares, danos ao sistema reprodutor e à memória”, diz.
Os problemas não param por aí: estudo publicado pela revista Archives of General Psychiatry destaca que pessoas que fazem uso diário de pelo menos cinco cigarros, por um período igual ou superior a dez anos, apresentam mais sintomas psicóticos e menor capacidade de aprendizado.
No âmbito social, a médica destaca que a tolerância ao consumo potencializa a criminalidade. “Devemos lembrar que perdemos mais adolescentes para a rede de riscos que permeia o narcotráfico que para a dependência química propriamente dita. O narcotráfico é uma das mais poderosas instituições”, ressalta.
Aos pais, ela informa os indicadores de que a droga pode estar presente na vida dos filhos: “eles mudam o círculo de amizades, há queda no rendimento escolar e notória alteração de comportamento em casa”. De acordo com a especialista, a legalização é solução apenas para os usuários e está longe de ser a saída para os malefícios advindos do consumo.
Fonte: http://itodas.uol.com.br
Pois é... Eu, Jorge, fico preocupado com esse aumento substancial, não apenas do consumo de drogas em geral, mas do desprezo que o homem tem com ele mesmo.
Sinto muito, mas o consumidor de qualquer droga, mesmo que seja "inofenciva", é culpado pelos próprios atos. Eu, tive e tenho a sorte de não estar envolvido com este submundo. Tenho um filho com 12 anos e rezo todos os dias para que ele fique longe disso. Tomo alguns cuidados pertinentes para não me aproximar das drogas. Não vou aonde ela está. Geralmente ela está na noite, em lugares ermos. Eu converso muito com meu filho e procuro explicar sempre para ele os malefícios que causam todas as drogas. Não adianta falar que a maconha é leve ou que tal droga não faz mal. As pessoas que defendem esse tipo de prática são fracas e idiotas. Não merecem meu respeito e minha amizade. Esses shows, geralmente patrocinados por grandes empresas ou empresários que só querem ganhar dinheiro, são o núcleo da desgraça humana. Quantos jovens, imbecis, caem nas lábias dos chacais. Sabe por quê ? Falta de amor próprio, querer aparecer, querer se destacar. Outro dia, no metrô, eu estava perto de um bando, sim, bando. Eu poderia falar, um grupo de jovens, mas estavam mais para bando. Eles estavam comemorando a explosão da privada, do banheiro da escola estadual onde estudam. Lamentável. Seria mais sensato se eles estivessem comemorando sobre uma gincada de ciências, onde ganharam um prêmio.
Salve-se quem puder !!!
Jorge Brunazi
Nenhum comentário:
Postar um comentário